Projeto Cineastas 360º
De norte a sul do Brasil, a realidade virtual está mudando a forma como jovens interagem com suas comunidades. Conheça a Ana Vitória, do Rio de Janeiro; o Wesley, de Breves, Pará; a Laísa de Cianorte, Paraná; e tantos outros estudantes que estão usando o audiovisual em 360º como instrumento de transformação social.
Francisca, a luz na Terra do Sol
Veja como a Beatriz, a Sabrina, a Gabriela e o Yan, estudantes do Centro de Ensino Carlos Alberto de Deus, em Goiânia (GO), contaram a história da Francisca. O documentário sobre liderança social feminina foi vencedor do primeiro Festival Nacional Cineastas 360°. O trabalho também foi selecionado para compor a lista de curtas MY World 360° - iniciativa desenvolvida pela Campanha de Ação para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, a Oculus e a Digital Promise - e exibido durante a Assembleia Geral da ONU em 2018.
Lollapallango - Santo Amaro
O filme mostra como projetos sociais impactam positivamente a vida de crianças que vivem no morro de Santo Amaro, no Rio de Janeiro. Criado e produzido pelos estudantes Gean, Beatriz, Bruna e Vitoria do Colégio Estadual Souza Aguiar, o curta foi selecionado para compor a segunda lista do MY World 360° e exibido durante o SDG Global Festival of Action de 2019, em Bonn, na Alemanha.
Ribeirinhos - A luta de um povo
Conheça as dificuldades enfrentadas pela população de Santo Amaro, comunidade ribeirinha da cidade de Breves, na Ilha de Marajó (PA), a partir da perspectiva do Breno, da Divany, da Gleice, da Clara e do Wesley. O documentário dos estudantes da Escola Estadual Maria Elizete Fona Nunes venceu a segunda edição do Festival Nacional Cineastas 360° e foi um dos 9 filmes selecionados, entre 76 títulos de 24 países, para compor a terceira lista MY World 360°. O curta ainda foi exibido na Assembleia Geral da ONU em 2019.
Construindo a liberdade
O filme, vencedor do terceiro Festival Nacional Cineastas 360°, mostra como o programa "Pintando e revitalizando a educação com liberdade", do governo do Mato Grosso do Sul, promove a ressocialização de internos do sistema prisional através do trabalho. Veja, sob a ótica dos estudantes Ryan, Lucas e Guilherme, da Escola Estadual Lino Villachá, em Campo Grande, como os detentos vêm contribuindo para a reconstrução e a reforma de escolas públicas da região.
Nina - A vida na comunidade
As estudantes Ana Flavia, Geovana e Maria Eduarda, do Centro Educacional Lamenha Lins em Curitiba (PR), retratam a história de Nina Pavelak. Faça sol ou faça chuva, aos 68 anos de idade, Nina vive com o pé no asfalto para realizar uma das tarefas mais importantes numa grande cidade: a coleta de materiais recicláveis. O curta foi o vencedor do quarto Festival Nacional Cineastas 360° e reforça o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável número 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis.
Os donos que a gente não vê
Os Wajãpi são um povo nativo que vive no município de Pedra Branca do Amapari (AP), no nordeste da Amazônia brasileira. Produzido pelos estudantes Kauri, Kurupiri e Motã, da Escola Indígena Estadual Aramirã, o documentário "Moma’e jarã kõ jikuwaê’ã kõ” (Os donos que a gente não vê) aborda a cosmovisão dos Wajãpi, que enxergam a espiritualidade da natureza e compreendem que suas ações têm correlação direta com o mundo metafísico. O curta foi selecionado duas vezes para fazer parte da lista MY World 360° e foi exibido na Convenção Mundial do Clima de 2019 e no evento online da ONU chamado SDG Action Zone em 2020.